Pagamento apenas com a própria mão? Conheça o novo microchip!

Pagamento apenas com a própria mão? Conheça o novo microchip!

Você já pensou em não precisar de cartão de banco, celular e nem mesmo dinheiro para pagar uma compra? Se antes isso parecia cena de ficção científica, agora isso já é totalmente possível através da implantação de um microchip em sua mão. Para pagar uma compra, basta aproximar esta mão do leitor de pagamento e ele é realizado.

A empresa anglo-polonesa Walletmor diz ter se tornado a primeira empresa a colocar à venda esses chips de pagamento implantáveis. Embora essa implantação de microchip em seres humanos já tinha ocorrido em 1998, foi apenas nos últimos anos que essa tecnologia passou a ser comercializada.

O chip de Walletmor é extremamente pequeno (pouco maior do que um grão de arroz) e pesa menos de um grama. Além do minúsculo microchip, essa tecnologia possui uma antena envolta em um biopolímero (semelhante ao plástico).

Críticos dessa tecnologia questionam se esses chips vão conter dados privados das pessoas que os utilizarem e deixá-la exposta a rastreamentos. Na prática, isso implicaria em violações de direitos como a privacidade e o sigilo bancário. Profissionais envolvidos no ramo contudo ponderam que essa tecnologia pode ser inclusiva na medida que pode ser utilizada por pessoas com deficiência para abrir portas automaticamente.

Compartilhe em suas redes sociais:

Acompanhe outras notícias: